quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Neoen consegue mais de metade dos lotes fotovoltaicos

A Neoen foi a principal beneficiária do concurso de adjudicação de lotes fotovoltaicos, lançado pelo Governo no final do ano passado. A empresa de Franck Woitiez obteve 29 dos 52 lotes adjudicados em concurso, o que corresponde a uma potência atribuída de 58 MW.




Apesar de não ter participado no concurso público, a Martifer Solar acaba por ficar beneficiada pelos resultados das adjudicações. Isto porque a Sol Cativante, formada por Henrique Rodrigues e Gustavo Fernandes (respectivamente CEO e administrador da Martifer Solar), foi adjudicada com 17 lotes fotovoltaicos.



As empresas tiveram que pagar uma contrapartida ao Estado por desenvolverem a potência fotovoltaica prevista em cada lote. O concurso obrigava a uma oferta mínima de 800 euros, mas a Neoen acabou por fazer uma oferta total de mais de 42 milhões por lote (valores unitários entre 1,50 e 1,42 milhões de euros). A Sol Cativante foi a empresa que maiores contrapartidas deu por lote, chegando aos 2,27 milhões. No total, a empresa de Henrique Rodrigues e Gustavo Fernandes desembolsou mais de 36 milhões de euros pelos 17 lotes. No total, o Estado recebeu uma contrapartida de 86,53 milhões de euros através do concurso público de atribuição de potência fotovoltaica.



Também adjudicadas no concurso, a Hypesolar e a Donauer Solar Systems vão desenvolver dois lotes, cada uma. Por fim, a DST e o consórcio entre a Mário Marinho, a Ecopromener e a Promenerland vão ter direito a explorar, respectivamente, um lote fotovoltaico.

Sem comentários: