quinta-feira, 24 de junho de 2010

QREN apoia eficiência energética de PME

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) publicou, recentemente, um Aviso que visa apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) a concretizarem objectivos de eficiência energética.




Segundo refere a ADENE, Agência para a Energia, na sequência deste Aviso, os apoios ao solar térmico, via QREN, ficam disponíveis para as PME, que podem apresentar as suas candidaturas até 31 de Agosto de 2010.



De acordo com a informação disponível no site da ADENE, "podem ser apoiados projectos que incluam investimentos na instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias ou climatização", bem como "investimentos relacionados com a envolvente passiva", como sejam a "instalação de isolamentos térmicos ou a correcção de factores solares em vãos envidraçados".



Para concorrer ao apoio financeiro, as empresas devem comprovar o seu estatuto de PME, efectuar uma auditoria para levantamento de necessidades energéticas, apresentar um plano de implementação detalhado e uma certificação final aos edifícios objecto das medidas de melhoria, que ateste o nível de eficiência atingido com o investimento.



Com um limite de despesa elegível entre os 10 mil e os 500 mil euros, os projectos candidatos devem, ainda segundo a ADENE, ter em vista "a promoção da competitividade da empresa, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global, por via da utilização do factor de competitividade - eficiência energética".



Em 2009, recorde-se, o Governo incentivou a utilização de energia solar para fins térmicos, nomeadamente no sector doméstico, instituições particulares de solidariedade social e associações desportivas de utilidade pública.



Esta nova iniciativa, e enquadra-se na Estratégia Nacional para a Energia 2020

Sem comentários: