domingo, 30 de maio de 2010

Portugal desenvolve tecnologia pioneira de eficiência energética


Equipamento permite poupança nos métodos “tradicionais” de aquecimento da água de um duche e promove a eficiência energética nas habitações e a sustentabilidade energética e ambiental.






É um sistema que pode fazer uma família de quatro elementos poupar até cerca de 400 euros por ano, só em electricidade e gás utilizados no aquecimento da água. O Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), do Porto, participou no desenvolvimento da tecnologia que permite que a água de um banho de chuveiro seja aquecida através da água quente já utilizada nesse mesmo banho.





Confuso? Nem por isso. Vítor Ferreira, da unidade de Energia e Ambiente do INEGI, desvenda o sistema. “A água utilizada nos nossos banhos vai para o esgoto, a uma temperatura superior a 30 graus centígrados. Com este sistema, é possível aproveitar esta carga térmica e, através de um esquema de transferência de calor, promover o aquecimento da água fria que será, posteriormente, utilizada nos nossos banhos”.



De acordo com o investigador, para além da evidente poupança nos métodos “tradicionais” de aquecimento da água de um duche, o "Sifão A" - assim se chama o protótipo desenvolvido em parceria pelo INEGI e por uma empresa privada, a EIDT, com base num conceito de um criador português premiado num concurso de inovação - promove a eficiência energética nas habitações e a sustentabilidade energética e ambiental.



A tecnologia é totalmente nova, a nível mundial, e a patente, ainda provisória, está prestes a tornar-se definitiva. Assim, dentro de dois a três meses, o sistema poderá estar à venda, “podendo ser aplicado muito facilmente em habitações que estão a ser construídas”, refere Vítor Ferreira, sublinhando, no entanto, que “a adopção deste tipo de sistema em habitações que já estão construídas será mais complicado, mas não impossível”.



É ainda cedo para ter a certeza quanto ao preço, mas, neste momento, o equipamento custaria ao consumidor cerca de 600 euros, valor sem IVA. “Apesar de o preço ser um bocado elevado, é necessário salientar que o período de amortização deste equipamento será muito curto, entre dois a três anos. Obviamente que para empresas construtoras esse preço será reduzido em função das quantidades encomendadas” conclui Vítor Ferreira.

Sem comentários: