quinta-feira, 8 de abril de 2010

Avião solar fez hoje viagem inaugural

O Solar Impulse, um protótipo de avião desenhado para voar pelo mundo utilizando apenas energia solar, fez a sua viagem inaugural hoje.




Com os primeiros raios de sol do dia, o Solar Impulse sobrevoou campos suíços, impulsionado por 12 mil painéis solares, durante 87 minutos e a uma altitude de 4 mil pés.



“Esta primeira missão foi a mais arriscada fase de todo o projecto”, disse o fundador do programa, Bertrand Piccard. “Oitenta e sete minutos de intensa emoção depois de sete anos de investigação, testes e perseverança. Nunca um avião tão largo e tão leve havia voado antes!”



A viagem de hoje demonstrou que o avião pode não apenas voar mas fazê-lo a uma altitude elevada e durante períodos alargados. “Este voo foi um momento muito intenso para mim”, afirmou o piloto Markus Scherdel, após aterrar o avião.



As asas do HB-SAI, nome pelo qual é identificado, têm 63 metros, mais três metros que as asas de um Boeing 787. O avião é considerado bastante leve, em comparação aos restantes, com 1600 quilos.



Apesar do sucesso da viagem inaugural, o criador é cauteloso: “Ainda temos um longo caminho até aos voos a noite e ainda mais antes de voos por todo o mundo. Mas hoje, graças ao trabalho extraordinário da equipa, um passo essencial foi alcançado”.

Sem comentários: