terça-feira, 2 de junho de 2009

Mostrar à Europa que é possivel viver de forma sustentável

Estocolmo é uma das cidades mais sustentáveis da Europa e, por isso, foi escolhida para ser em 2010 a Primeira Capital Verde Europeia. Uma distinção que para o responsável da direcção municipal do ambiente e saúde, Gunnar Söderholm, vem premiar "a grande experiência e o muito trabalho feito pelo ambiente".
Como a preocupação com o ambiente não é nova, Estocolmo não vai apresentar metas específicas para a capital europeia, limitando-se a trabalhar para cumprir os objectivos já definidos anteriormente pela administração. Assim, está no horizonte que 50% dos autocarros sejam movidos a biogás, produzido pelo tratamento do lixo dos habitantes, até ao final de 2010. Actualmente são apenas 25% e em 2050 deverão ser todos.
A Câmara de Estocolmo comprometeu-se ainda "a reduzir as emissões de carbono para zero e a ser uma cidade livre de combustíveis fósseis, em 2050", anuncia Gunnar Söderholm. Uma meta que não será comprometida por motivos políticos. "Todos os partidos foram a favor destas medidas. Existe um acordo político para levar a sério o combate por uma cidade mais verde", sublinha o director municipal.
Um dos trunfos para um desempenho mais ecológico passa pela educação da população. De facto, as autoridades suecas começaram a trabalhar as mudanças de comportamento dos cidadãos há muitas décadas. Daí que não seja de estranhar que tenham votado a favor da cobrança de uma taxa para os automóveis que entram na cidade diariamente.
Também não é de estranhar que a última pessoa a sair do trabalho se ocupe naturalmente de desligar todo o sistema eléctrico para que nada fique a gastar energia de forma desnecessária. E que os edifícios em construção sejam 100% eficientes do ponto de vista ambiental, com uso de tecnologias verdes por iniciativa dos próprios investidores privados.
Fonte: DN

Sem comentários: