sábado, 5 de abril de 2008

Uso Eficiente da Água e Águas Recicladas

Aumentar a Qualidade da Procura da Água (Desmaterialização - eficiência no uso): No âmbito da água potável, o estímulo atrás referido com a demonstração do desempenho, funcionará de forma similar (não existindo contadores bi-horários) porque são os dispositivos, os equipamentos e o comportamento individual dos utilizadores que podem ter o maior impacto sobre a eficiência do uso. Dado que as torneiras permitem fechar a água facilmente (torneiras com mono comando), enquanto se lavam os dentes, a água apenas é necessária enquanto se lava a escova e não enquanto se escovam os dentes. Todas as torneiras de lavatórios e bidés e os chuveiros terão incorporados redutores de fluxo da água, sem diminuir o conforto desejado na utilização da água.
Os electrodomésticos a adquirir (seja pelo promotor seja pelo utilizador) deverão ser da classe mais alta possível, do ponto de vista do seu consumo energético (A) e do seu consumo de água.
É importante a implementação de um sistema de contagem das águas potáveis da rede e das águas recicladas, por telemetria, sendo todos os contadores de telemetria colocados no piso de cada fracção que as utiliza (eliminando a tradicional bateria de contadores no piso de entrada) e de um sistema de monitorização contínua, com 'display' dinâmico, em tempo real e didáctico.

Sem comentários: